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quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Curso TICs: PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET

AULA PLANEJADA

Tema: Trabalhando com hipertexto
Conteúdos: Jogos Populares (o que é? Origem e manifestação, tipos de jogos populares); Produção textual coletiva; criação de hipertexto; Aula prática com jogos populares.
Público-alvo: 3º ano (ensino médio)
Duração: 3 aulas
Disciplinas envolvidas: Educação Física e Português.
Professores: Anna Carolina Martins Bertoni
                          Carlos Henrique Ananias Lovo
                          Fabiane Aparecida Ninello


Objetivos:
  • Compreender o que são os jogos populares;
  • Elaborar um texto coletivo;
  • Elencar os jogos populares mais conhecidos pela turma;
  • Ter noção sobre hipertexto e hiperlink;
  • Transformar o texto coletivo em um hipertexto, utilizando a internet por meio do blog dos alunos e dos professores.
  • Vivenciar alguns jogos populares, para recriar espaços e brincadeiras que costumavam brincar na infância.


Desenvolvimento

1ª AULA: Iniciar a aula introduzindo uma conversa informal, fazendo os seguintes questionamentos à turma: O que são jogos populares? Quais são as características dos jogos populares? A partir desses questionamentos os alunos iram falar o que entendem sobre esses jogos, após as respostas dadas pela turma, os professores irão explicar o conteúdo e em seguida montar com os eles um texto coletivo a partir de suas idéias. Num segundo momento os professores irão fazer, junto com a turma, uma leitura coletiva e selecionar no texto palavras que caracterizam esta prática, logo após essa tarefa irão elencar com os alunos os jogos populares que eles mais conhecem e gostariam de vivenciar, dentre elas, podemos destacar como exemplo a queimada, o pique bandeira e a amarelinha. 

 2ª AULA: Nessa aula os alunos serão levados para a sala de tecnologia da escola, os professores então irão explicar e definir com eles o conceito de hipertexto e hiperlink, exemplificando através da navegação de páginas na internet. Em seguida, os professores irão dividir a turma em duplas, cada dupla será responsável por encontrar o conceito de uma palavra destacada no texto coletivo, fazer um texto deste conceito, destacar uma nova palavra nesse texto e por fim conceituá-la. (Exemplo: Palavra destacada do texto coletivo = Nordeste, conceituar Nordeste; Palavra destacada no conceito de Nordeste = Brasil, conceituar Brasil). Desta forma um aluno da dupla irá postar em seu blog, o conceito de Brasil, o outro por sua irá postar o conceito de Nordeste onde o termo Brasil será um hiperlink, e os professores por sua vez postarão o texto coletivo, onde as palavras destacadas serão vários links, e a palavra Nordeste será um deles, transformando assim o texto coletivo em um hipertexto.


3ª AULA: Nessa aula, a atividade proposta, é que a turma vivencie os jogos populares que foram elencados na primeira aula, recriando espaços e brincadeiras que costumavam vivenciar em sua infância.

Recursos
  • Data show;
  • Caneta ou lápis/ papel;
  • Computador;
  • Internet (Google, Wikipédia e Blogger);
  • Quadra poliesportiva;
  • Materiais diversos como: arco, bola, corda, etc.

Avaliação
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento da atividade. Os professores deverão observar o desempenho dos alunos nas aulas e sua colaboração para a produção coletiva, deverão avaliar de forma somativa as postagens dos conceitos no blog dos mesmos e verificar sua participação na prática de jogos populares.

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