Jogos Populares:
Relembrando a Nossa Infância
Os jogos populares são jogos muito antigos, são populares porque todos conhecem, já ouviram dizer ou já brincaram, e eles nos remetem a um passado não muito distante, alegre e criativo.
Há muito tempo atrás, no tempo em que os nossos pais e os nossos avôs eram crianças, não existiam tantos brinquedos como existem hoje. Para se divertirem as crianças precisavam usar a criatividade e inventar muitas brincadeiras para passar o tempo. Como naquele tempo não havia muito material disponível, uma pedrinha, um pedaço de madeira, uma bolinha de vidro, um pedaço de tecido, tudo se transformava numa brincadeira para lá de divertida, por isso dizemos que os jogos populares são muito legais e não precisa ter materiais ou lugares específicos.
Assim sendo, conforme foram crescendo, as pessoas ensinavam essas brincadeiras para seus filhos e netos, por isso se diz que os jogos populares foram passados de geração em geração, e a partir daí percebemos que o jogo popular faz parte da cultura, ele pode ter regras e nomes diversificados, dependendo do lugar em que se encontram, por exemplo, o jogo do stop em determinadas regiões é assim conhecido e em outras se chama adedonha.
No nosso tempo como criança, ainda se via muitas crianças brincando na rua, nós mesmos brincamos muito com os jogos populares, brincadeiras como a queimada, o pique bandeira, passa anel, amarelinha, entre outros, eram nossa diversão, e apesar de já existirem muitos brinquedos, adorávamos ficar na rua brincando com os colegas.
Hoje em dia, ainda se pratica o jogo popular, mais não tanto como antigamente, pode-se dizer que os jogos populares estão sendo extintos, por vários fatores, tais como a evolução urbana devido ao progresso e às mudanças delas decorrentes, onde os jogos populares estão sendo substituídos pela televisão, pelos jogos eletrônicos e pelo computador; e a violência, que gera um processo de insegurança generalizada no País, fazendo com que as calçadas deixem de ser um local de divertimento infantil. Bons tempos aqueles onde as crianças podiam brincar nas ruas sem problemas de segurança, é muito triste ver a cultura se acabando e crianças deixando de brincar, devido a esses fatores.
Enfim, é muito interessante aprender o que é o jogo popular, e relembrar o que brincávamos quando criança, além de ser muito bom e divertido praticar esses jogos agora que já estamos um pouco mais velhos, e valorizar um pouco da nossa cultura, e assim não deixá-la ser esquecida, pois podemos passar para nossos irmãos ou primos mais novos, e futuramente para nossos filhos, para eles verem como é muito mais legal brincar do que ficar na frente de vídeo-game jogando.
Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças, tais como, queimada, pique-bandeira, cabo de guerra, bulitas, esconde-esconde, amarelinha, adedonha ou stop, coelhinha sai da toca, pega-pega, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário