Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

domingo, 9 de outubro de 2011

Curso TICs

ATIVIDADE 2.8. REGISTRO DA EXPERIÊNCIA DA ATIVIDADE PLANEJADA


A atividade foi realizada com a turma do Ensino Médio (3º ano noturno – Ensino Médio Integrado) da Escola Estadual Marcilio Augusto Pinto.
Essa atividade foi muito prazerosa e houve grande entusiasmo e comprometimento por parte dos alunos durante a realização das diferentes etapas.
No decorrer da atividade os alunos logo perceberam a importância de se resgatar o tema jogo popular para valorização de nossa cultura, dando opiniões e relatando experiências sobre os diversos jogos já vivenciados na infância.
O trabalho foi realizado de forma coletiva e dividido apenas na parte da postagem dos conceitos pesquisados, sob a orientação dos professores acerca do uso das ferramentas.
Primeiramente houve uma discussão do tema, logo em seguida houve uma explicação mais ampla sobre o conteúdo com o auxilio do computador e datashow, e depois os alunos produziram um texto coletivo que foi redigido pelos professores em sala de aula. Num segundo momento, o texto coletivo foi lido e os alunos foram destacando palavras que caracterizavam o jogo popular, e após isso elencaram uma lista dos jogos populares que eles mais conheciam e praticavam quando crianças, nesta lista constaram-se: amarelinha, pega-pega, pula corda, ciranda, stop, corrida do saco, queimada, cabo de guerra, pique bandeira, pipa, bulitas, coelhinho sai da toca, cobra cega, passa anel e esconde-esconde.
Na segunda aula, os professores separaram as palavras destacadas levaram os alunos para a sala de tecnologia. Lá os professores explicaram o que é um hipertexto e o que são hiperlinks e propuseram aos alunos a criação dos mesmos, por meio do texto coletivo criado na aula anterior, e assim os alunos foram divididos em duplas, cada dupla ficou responsável por uma palavra e por pesquisar com o auxílio da internet o significado da mesma e também criaram uma definição própria das palavras que viriam a se tornar os hiperlinks, e postaram o resultado de sua pesquisada na sua página de recados do Orkut (site de relacionamento) ou no seu blog pessoal. Em seguida acompanharam a transformação do texto coletivo em um hipertexto e foram convidados a experimentar os links para observar sua funcionalidade e descobriram como é prazeroso navegar pelos diversos links contextualizando assim seu aprendizado acerca do tema proposto.
Na terceira aula, o conteúdo proposto foi a vivencia de alguns dos jogos populares elencados pelos alunos anteriormente, foi uma aula muito prazerosa, e com o término desta aula se finalizou o projeto, o trabalho com a interdisciplinaridade rendeu muito e foi um sucesso, todos os alunos gostaram da experiência e foi muito gratificante tanto para os professores de educação física e quanto para a professora de português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário