Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Curso TICs

ATIVIDADE 4.3. USO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Mídia-Educação No Contexto Escolar: Mapeamento Crítico Dos Trabalhos Realizados Nas Escolas De Ensino Fundamental Em Florianópolis (Silvio Da Costa Pereira)

A vida cotidiana está hoje mergulhada nas modernas tecnologias de comunicação, e isso traz grandes desafios para o campo da Educação, tanto em termos de intervenção quanto de reflexão. Contudo, não há mídia que não possa ser usada na escola, pois os jovens precisam não só aprender a ler, mas também a ‘escrever’ através dos meios de comunicação de seu tempo.
Os diversos meios de comunicação atuam na produção e na disseminação de cultura, moral e ideologia, portanto é necessário, refletir sobre a presença dos mesmos em nossas vidas de forma crítica e criativa.
Diante dessas e outras questões Silvio da Costa Pereira, realizou uma pesquisa em várias escolas de Ensino Fundamental de Florianópolis. Essa pesquisa tinha por meta mapear as atividades de mídia educação que vinham sendo feitas nessas escolas. O estudo foi realizado em duas etapas. A primeira consistiu em um mapeamento geral que teve por objetivo identificar os trabalhos realizados, assim como conhecer algumas de suas características. Nessa primeira aproximação obtiveram retorno de 83 escolas das redes estadual, municipal e particular. A partir desses dados foram escolhidas três escolas nas quais, através de entrevistas, observação e o uso de formulários, aprofundaram a observação a respeito dos usos, dificuldades e soluções relacionados às atividades com, sobre e/ou através das mídias no ambiente escolar, durante sua pesquisa ficou evidente que a mídia faz parte da vida dos alunos, dos professores e das escolas em geral, constatando que há computadores, máquinas fotográficas, jornais, revistas, gibis, acesso à internet e até filmadoras em boa parte das escolas de ensino fundamental, mas ainda falta uma melhor preparação dos professores para que promova ou estimule uso crítico e criativo para a utilização dessa ferramenta.
A pesquisa ressaltou a necessidade de uma formação teórico/prática dos professores, a partir das expectativas e usos que eles mesmos já possuem das mídias. Sendo assim, verifica-se que os professores necessitam de oportunidades para serem capacitados a mediarem o uso das diversas mídias no ambiente escolar, pois é fundamental que as escolas dêem acesso as mídias aos seus alunos, para que possam aprender, refletir, criticar e criar através das tecnologias.
Fazendo um paralelo desta pesquisa com a nossa realidade no município de Iguatemi-MS, Silvio concluiria que, os gestores consideram e motivam o trabalho com as TICS, e que incentivam os professores a buscarem formação para utilizá-la de modo suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário